O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de baixa umidade relativa do ar em Mato Grosso. Estudos do instituto apontam que até o próximo final de semana a unidade deve variar entre 25% a 10% em todo Estado. Dados menores do recomendados para a boa qualidade de vida é de 60%.
As temperaturas previstas para os próximos dia é alta, ultrapassando os 40° nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal e Rondonópolis. O menor índice é o registrado na capital este ano chegou a 14%.
O Inmet recomenda que a população redobre a atenção neste período como ingerir bastante água, evitar a exposição ao sol entre as 10h às 16h e também a prática de exercícios físicos que requer grande esforços. Ambientes fechados e quentes devem ser evitados.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece o índice acima dos 60% como ideal para a saúde humana e abaixo dos 30% como não adequado. Conforme classificação, entre 21% a 30%, o estado é de atenção; de 12% a 20% de alerta e abaixo dos 12% de emergência.