Uma das novidades da terceira edição do Vem Pra Arena, que ocorre no sábado (17), a partir das 16h, no entorno da Arena Pantanal, é o projeto Bike Anjos. A iniciativa visa ensinar pessoas a pilotarem uma bicicleta. Aparentemente a ideia parece simples, mas é carregada de conceitos, principalmente na defesa por um trânsito mais humano, responsável e sustentável.
“Você se impressiona com a quantidade de gente que não sabe andar de bicicleta. Gente de todas as idades, de 40, 60 anos. Pessoas que nunca tiveram ninguém pra ensinar a dar as primeiras pedaladas”, afirma Fabian Martinelli, presidente da Associação MT Bikes, que coordena o Bike Anjos no estado.
Mais do que simplesmente aprender a andar de bicicleta, o Bike Anjos é um movimento nacional que alerta as pessoas sobre a necessidade de um trânsito com mais respeito e menos caótico. “As cidades já não comportam a grande quantidade de carros. Então a ideia é que as pessoas usem mais a bicicleta do que o automóvel. Primeiro por uma questão de mobilidade no trânsito e segundo por um trânsito mais sustentável e humano”, destaca Martinelli.
Fabian ressaltou que o Bike Anjos também ensina as pessoas a pilotar uma bicicleta de forma adequada no trânsito. O ciclista detalhou que muita gente que anda de bicicleta não sabe sobre técnicas importantes para andar bem e diminuir os riscos de atropelamento. “É importante que o ciclista faça uma rota antes de sair de casa, sempre trafegue na pista direita e dê preferência ao pedestre. Outra coisa importante é fazer sinal com os braços quando for virar para direita ou esquerda. Dessa forma você deixa os motoristas atentos”, explicou Fabian.
No Vem Pra Arena o Bike Anjos começa a partir das 16h com o passeio de abertura, com saída do Parque Mãe Bonifácia até a Arena Pantanal. Já no entorno da Arena os “anjos-ciclistas” vão montar um circuito de cones e ensinar os alunos a percorrer o trajeto de forma adequada. A ação vai contar com dez voluntários.
O Bike Anjos começou em 2010, em São Paulo. De lá pra cá a iniciativa se espalhou. Atualmente o projeto está em 250 cidades e em todos estados e capitais brasileiras. No país já são 1.600 Bikers Anjos que realizam um trabalho voluntário. A iniciativa também acontece fora do Brasil, em seis países. Recentemente, os ciclistas da Alemanha aderiram ao projeto.