A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) já iniciou os trabalhos para elaboração do termo de referência que será base para o processo licitatório de contratação da empresa que dará continuidade às obras do novo hospital universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Nesta semana, a UFMT protocolou novos projetos, planilhas orçamentárias e o cronograma físico-financeiro da obra, o que possibilitou, somente agora, a retomada do processo licitatório.
Orçada em R$ 119 milhões, a obra está localizada na rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040) e conta, até o momento, com 8,96% da área construída. Iniciada em dezembro de 2012, a construção tinha prazo de execução de 720 dias, ou seja, a unidade de saúde deveria ter sido finalizada em dezembro de 2014. O fato é que devido ao não cumprimento do cronograma de execução, o Estado rescindiu o contrato com o consórcio em outubro do ano passado.
Representando a reitora da UFMT, a pró-reitora de Planejamento, Elisabeth Aparecida Furtado de Mendonça, destacou a expectativa da instituição em relação à conclusão da obra. “Esta é uma obra que população anseia, assim como a classe acadêmica. A UFMT ampliou o número de vagas do curso de medicina em Cuiabá, além de ter aberto vagas em Sinop e Rondonópolis. Com a conclusão do hospital, vamos ajudar a saúde de Mato Grosso”.
A pró-reitora ainda destacou a disponibilidade da UFMT em auxiliar no processo para a retomada das obras. “Acreditamos que a gestão Pedro Taques vai dar agilidade ao processo de reinício da construção do novo hospital universitário. A população tem muito a ganhar com esta conclusão”, reforçou Elisabeth Mendonça.
Para o secretário da Secid, Eduardo Chiletto, a entrega dos projetos e demais documentos já revisados fazem parte de uma nova etapa da obra. Segundo ele, para que a construção seja retomada com qualidade, é preciso um bom planejamento. “A nova estrutura do hospital universitário faz parte dos compromissos firmados pelo governador Pedro Taques com a população. A Secid está trabalhando, desde o início da gestão, para que a retomada aconteça de forma viável e ao final a obra seja entregue com a devida qualidade”.
A construção do novo Hospital Universitário da UFMT está sendo realizada em um terreno de 147 hectares, localizado no km 12, da MT- 040, que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger. A área construída é de aproximadamente 60.000m². A nova unidade de saúde contará com a construção de 250 leitos, dos quais 50 serão destinados à Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Além disso também serão realizados procedimentos médicos de alta complexidade.