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Empresa de telefonia registra 144 rompimentos e 107 furtos de cabos em MT

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Casos recorrentes de rompimentos de fibra ótica causados por terceiros vêm afetando a rede da Oi e prejudicando a prestação de serviços para clientes da operadora. Os impactos são causados tanto por retroescavadeiras usadas em obras públicas e particulares, geralmente ao longo de rodovias, como por furtos de cabos e equipamentos, além de vandalismo e até queimadas na beira das estradas.

De janeiro a agosto deste ano, foram registrados no Estado, 144 casos de rompimento de cabos causados por obras sob responsabilidade de terceiros, prejudicando a prestação de serviços da companhia aos clientes em pelo menos 175 municípios de quatro estados (MT, MS, RO e TO). Também foram registrados no período 107 ocorrências de furtos de cabos de telefonia no estado, afetando os serviços.

Obras públicas e particulares de alargamento de rodovias, abertura de vias e reparo em estradas acarretam diversos danos às redes de fibra ótica. Mesmo atuando juntos aos órgãos responsáveis por obras públicas, são registrados mensalmente, em média, 26 casos de rompimentos de cabos causados por obras sob a responsabilidade de terceiros. Em todos os casos, a empresa aciona os responsáveis pelas obras e atua em caráter emergencial para reparar os serviços.

Em agosto, duas ocorrências graves de rompimentos de cabos por retroescavadeiras em obras, uma no Mato Grosso e outra no Mato Grosso do Sul, afetaram a prestação de serviços da empresa nos dois estados e também em Rondônia e no Acre, prejudicando dezenas de milhares de clientes da empresa.

“Trabalhamos com equipes técnicas prontas para atuar 24h por dia. Às vezes, o rompimento ocorre em áreas remotas e de difícil acesso, o que prejudica o deslocamento das equipes. Mas trabalhamos sempre para restabelecer os serviços dos nossos clientes o mais rapidamente possível. Cada vez mais, precisamos que os órgãos públicos e as empresas prestadoras de serviços trabalhem em parceria com a Oi para evitar esses incidentes que afetam nossos serviços e prejudicam a população”, diz o diretor de Infraestrutura, Lener Jayme.

A empresa disponibiliza o telefone 0800-643-7898 para informação de risco ou rompimento de cabos pela população e realiza fiscalização permanente em pontos da rede onde há obras de terceiros ao longo das rodovias.

Já no caso de roubos de material da rede da companhia, a empresa adota medidas preventivas que visam a dificultar a ação de ladrões de cabos e outros equipamentos telefônicos. A companhia também tem investido na criação de novas equipes de manutenção, que auxiliam no monitoramento e reparo dos danos à sua rede causados por vandalismo. A Oi atua em parceria com os órgãos de segurança pública, fornecendo informações que possam auxiliar as investigações.

Os furtos de cabos causam prejuízos à empresa e à sociedade como um todo, já que os danos podem afetar o contato da população com serviços públicos essenciais, como hospitais, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

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