Entidades e lideranças estão se mobilizando para solucionar os problemas causados pelo temporal no final de semana, que derrubou árvores, destelhou empresas e casas, atingiu prédios públicos, danificando a estrutura física dos locais, deixando a cidade de Cáceres praticamente toda sem energia. O deputado estadual, Leonardo (PDT), fez uma Indicação pedindo medidas emergenciais, a fim de minimizar os impactos ocorridos.
“O município está em péssimas condições, necessitando de providências emergenciais por parte do Governo do Estado, para diminuir inicialmente o desastre ocorrido”, ressaltou.
O parlamentar reuniu-se com o superintendente de Proteção e Defesa Civil, o tenente coronel, Abadio José da Cunha Junior e a entidade está no município fazendo levantamento da catástrofe. Dependendo da gravidade, Cáceres poderá decretar calamidade pública.
“A tempestade trouxe enorme prejuízo a população. Na área central, onde está sendo revitalizada a principal praça, a Barão do Rio Branco, mais de 50% do tapume foi arrancado e distorcido, danificando os veículos que estavam estacionados na lateral do cercamento”, disse o parlamentar.
O deputado também pediu orientação da Defesa Civil sobre as possibilidades de transferências de recursos da União para a execução de ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução.
“A Prefeitura de Cáceres não tem condições de arcar com a recuperação do município sozinha, precisamos de apoio do Estado para intervir nessa situação”, salientou, através da assessoria.