Produtos voltados para o público infantil passam por fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem), durante a operação “Dia das Crianças”. A ação será realizada até sexta-feira (2 de outubro) em 153 estabelecimentos comerciais de Cuiabá e Barra do Garças para evitar que produtos irregulares sejam comercializados. Mamadeira, chupeta, bico de mamadeira e berço são os produtos que passarão pelo crivo do instituto.
O objetivo, de acordo com a coordenadora de Avaliação da Conformidade, Marluce Nascimento, é evitar que objetos que não atendam às regras do direito e segurança do consumidor sejam comercializados e, assim, prevenir possíveis acidentes envolvendo crianças. Entre os itens verificados pelos técnicos do Ipem estão o selo de segurança e as descrições de advertência para uso dos objetos.
Aqueles produtos que não passarem pela fiscalização serão retirados das prateleiras e apreendidos. “Essa fiscalização é realizada constantemente, porém, em vista da proximidade do Dia das Crianças, quando o comércio desses produtos se intensifica, estamos realizando essa operação. Objetivamos resguardar a segurança do consumidor”.