O governador Pedro Taques (PSDB) participa, esta tarde, do 13º Congresso Brasil Competitivo, que será realizado em São Paulo. O chefe do Executivo mato-grossense é um dos convidados para debater o tema “A Reforma do Estado Brasileiro como Fomento ao Desenvolvimento”.
Taques debaterá o assunto com outros quatro convidados, os governadores Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal) e Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul); o consultor e ex-presidente da Febraban e Abril, Fábio Barbosa; e o presidente Executivo do Grupo Farma Brasil, Reginaldo Arcuri.
Entre os assuntos, Taques deve fazer uma avaliação do novo pacote do ajuste fiscal anunciado pelo governo federal no dia 14 deste mês. O mato-grossense também deve expor as iniciativas tomadas pelo Estado para combater a crise econômica nacional.
“É importante lembrar que desde janeiro o governo de Mato Grosso já faz o dever de casa. Isso nos possibilitou, por exemplo, manter o salário dos servidores em dia, fazer a convocação de concursados, dar continuidade nas obras que estavam paradas. Nesse momento de crise, não estamos chorando, estamos vendendo lenço aos que choram, só assim vamos superar”, disse.
O governador ressalta que Mato Grosso tem a responsabilidade de segurar a balança comercial brasileira, já que é um Estado com a economia voltada para a produção e exportação de matéria-prima, sendo responsável por 25% da produção nacional de grãos.
O evento contará também com mais dois painéis “Investimentos: Setores Público e Privado Juntos pelo Desenvolvimento Local” e “O Brasil Pós-Ajuste: Estratégia de Longo Prazo”.