PUBLICIDADE

AMB aponta inclusão de Mato Grosso em projeto que avalia quantidade de processos

PUBLICIDADE

Foi lançado em Brasília, hoje, o "Processômetro", o placar que mostra em tempo real o número de processos da Justiça brasileira. A iniciativa, que é da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), possui algumas falhas, como a impossibilidade de ver os dados divididos por estado. No entanto, a assessoria  da entidade explicou ao Só Notícias, que Mato Grosso está incluído no projeto, contudo, acabou não participando de uma pesquisa feita. Foi  justificado os diferentes sistemas em alguns Estados impossibilitando comparativos.

Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Mato Grosso, Luiz Octávio Sabóia, apesar dos dados serem do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a metodologia usada pela AMB é desconhecida pelo judiciário mato-grossense. "Não sabemos como eles chegaram naqueles números, pois os últimos dados utilizados pelo CNJ são de 2013. Então não sei se foi feita uma estimativa em cima disso, não conhecemos a metodologia".

Conforme o processômetro, existem mais de 105 milhões processos tramitando em todo o Brasil. O Placar da Justiça aponta também que mais de 42 milhões de processos poderiam ser evitados, uma economia estimada em R$ 63 bilhões para os cofres públicos.

Sabóia complementa afirmando que, por não ser uma fonte oficial, ainda não se tem muito conhecimento sobre o Placar da Justiça, porém Mato Grosso já vem realizando ações à parte para diminuir o número de processos. "O Estado vem adotando várias frentes, ações de combate contra o aumento de processos, entre elas o incentivo para mediação e conciliação. No último multirão fiscal foram negociados R$ 200 milhões, por exemplo", destacou o juiz.

Para o presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), juiz José Arimatéa Neves Costa, o processômetro é uma ferramenta que apesar de inovadora, ainda está em processo de desenvolvimento, por isso não há previsão de ser lançada no Estado.

Em Brasília, o contador digital ficará posicionado em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).De acordo com a metodologia desenvolvida pela associação, a estimativa é de que um novo processo chegue às varas e fóruns do País a cada cinco segundos.

(Atualizada às 21h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE