A Associação Mato-grossense dos Magistrados (AMAM) realiza nesta semana a primeira etapa do Curso de Sobrevivência e Combate Urbano. Um total de 11 magistrados de Cuiabá e do interior participam da primeira turma, cujas aulas aconteceram hoje e seguem amanhã, em Cuiabá. A capacitação é dada pela empresa Inteseg, especializada em treinamentos de segurança.
O curso de Sobrevivência e Combate Urbano visa a preparação do aluno para as situações de risco em potencial no trato das suas atividades rotineiras, dando ênfase às técnicas de ações imediatas necessárias aos casos de resposta as ameaças ao patrimônio e a vida.
De acordo com o presidente da Amam, José Arimatéa Neves Costa, a entidade custeou 50% do curso e os outros 50% ficaram a cargo de cada magistrado. “O objetivo é treiná-los para defesa pessoal, residencial e familiar, além de noções de direção defensiva. Munindo-os assim de noções básicas para a ação e reação em abordagens criminosas em casa ou no trânsito, que estão cada vez mais comuns nos centros urbanos”.
A iniciativa conta ainda com a colaboração da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) de Mato Grosso, que liberou os magistrados para participarem do curso. “Agradecemos a colaboração da CGJ, na pessoa da Desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak, que nenhum empecilho colocou para a liberação dos magistrados para a participação na capacitação”, pontua Arimatéa. A segunda turma, composta por 15 magistrados, terá as aulas nos dias 25 e 26 de setembro