PUBLICIDADE

Secretaria e Sebrae firmam parceria para capacitar jovens no Estado

PUBLICIDADE

A parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai oferecer cursos de empreendedorismo para o público jovem. O termo de cooperação do projeto Educação Empreendedora foi assinado, hoje, entre as duas instituições. A proposta é apresentar aos jovens a opção de abrir o próprio negócio.

O Sebrae disponibilizará profissionais para dar orientação empresarial em três modalidades de curso: Crescendo e Empreendendo, Jovem Empreendedor e Despertar. Os dois primeiros serão ofertados nas Escolas Técnicas Estaduais como complementação dos cursos já em andamento, enquanto que o Despertar será realizado nos Centro de Acesso Tecnológico para Inclusão Social (Catis). São 50 cursos espalhados pelo estado que devem atingir 1300 estudantes.

Serão apresentados os passos para abrir uma empresa ou mesmo se tornar um Microempreendedor Individual (Mei). Para a diretora técnica do Sebrae-MT, Leide Katayama, a união com a Seciteci foi forte e dinâmica. “A prontidão das duas equipes permitiu a assinatura desse termo em pouco tempo”.

Três Escolas técnicas, em Alta Floresta, Sinop e Poxoréu, já formaram turmas piloto. Somente nesta última, 99 estudantes realizaram o curso de 44 horas. Os professores também passam pela capacitação, já que a pretensão é incorporar o projeto na cultura escolar.

Os cursos no Catis serão direcionados para o público de 15 a 18 anos, com uma carga horária menor, de 16 horas divididas em quatro dias de atividades. As aulas terão um caráter introdutório, com o objetivo de despertar o interesse no empreendedorismo. Os Catis estão presentes em 108 municípios de Mato Grosso.

Segundo o secretário adjunto da pasta, Aluísio Leite, o Governo de Mato Grosso está em busca da superação de uma deficiência no ensino, que é a ausência de noções de empreendedorismo. “O governador Pedro Taques já havia demonstrado o interesse em qualificar as iniciativas empresariais, isso também é melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...

STJ vê invasão ilegal de policiais e absolve condenada por tráfico em Mato Grosso

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou recurso da...
PUBLICIDADE