O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Waldir Júlio Teis, recebeu, ontem, os deputados estaduais Eduardo Botelho e Max Russi e o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Cuiabá, Alberto Machado, para discutirem a construção do Parque das Águas na Lagoa Paiaguás, situada nas proximidades da Assembleia Legislativa. A reunião, proposta pela prefeitura, objetivou fortalecer a parceria entre as instituições do poder público para financiar a execução das obras.
De acordo com o secretário, a prefeitura vê na boa relação com o Tribunal de Contas e a Assembleia Legislativa um meio de conseguir os recursos que ainda faltam para dar prosseguimento às obras, que se iniciaram no final de agosto e devem seguir pelos próximos oito meses. “Estamos em busca de instituições, de parceiros, que queiram somar com a Prefeitura para que possamos viabilizar mais essa opção de lazer para Cuiabá”, pontuou o secretário.
O presidente do TCE, Waldir Teis, lembrou na ocasião que, constitucionalmente, o papel da instituição é fiscalizar os recursos públicos. Desta forma, “nós vamos orientá-los de que forma poderá se dar essa transferência de recursos da Assembleia para a Prefeitura”. Esta é a primeira vez, de acordo com o presidente, que o TCE é chamado a intermediar essa relação e, antes de tomar qualquer decisão, a proposta será levada ao colegiado e debatida com os demais conselheiros para que seja encontrada a forma legal e transparente de efetivá-la.
Para o deputado Eduardo Botelho, o projeto trará inúmeros benefícios à população local, principalmente, aos servidores dos órgãos públicos da região, que serão beneficiados pela proximidade do Parque com o Centro Político Administrativo. “Nós pensamos na qualidade de vida de todos os cuiabanos, que se beneficiarão das pistas de ciclismo, por exemplo. A fonte de água que será instalada também deverá melhorar a temperatura na região”.
Orçado em R$9 milhões, o projeto do Parque prevê a instalação de uma pista de caminhada de 1500 metros, uma pista de ciclovia de 1600 metros, duas academias ao ar livre, quiosques, fonte de água luminosa e um mirante.