Técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) terminaram de aferir os radares eletrônicos na BR-163, no perímetro urbano. Os equipamentos foram instalados no final de julho. Com isso, o motorista que passar acima da velocidade permitida, que é de 50 km/h, será multado.
Até ontem, os radares estavam funcionando de forma educativa, com o intuito de que os motoristas pudessem se acostumar com aparelhos instalados na região. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que não fará nenhuma publicidade informando o início das cobranças das multas aos condutores infratores.
De acordo com o setor rodoviário do órgão, “a sinalização já está feita, conforme o Código de Trânsito Brasileiro e os motoristas devem ter atenção para não passar acima da velocidade, do mesmo jeito que precisam cuidar para evitar os acidentes”.
São dois pares instalados nas proximidades do primeiro viaduto, na saída para Sinop, e outros dois também próximo ao viaduto na saída para Lucas do Rio Verde. Os valores e a quantidade de pontos na carteira do motorista infrator são proporcionais à velocidade em que o veículo estiver.