O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) realiza, no dia 27, perícia metrológica de produtos recolhidos em supermercados em junho e julho. O Diário Oficial do Estado, que circula hoje, traz a lista dos fabricantes convocados a comparecerem na sede do Instituto para acompanhar todo processo de medição dos produtos. No caso de reprovações serão emitidos autos de infração às indústrias.
Diariamente o Ipem avalia produtos que têm a probabilidade de indicação quantitativa incorreta na embalagem. Nesses casos os itens são recolhidos e o fabricante é chamado para acompanhar a medição final. Quinze empresas não compareceram nos últimos dois meses para acompanhar o processo de diagnóstico dos produtos, por isso estão sendo chamadas via Diário Oficial.
Serão avaliados produtos alimentícios, de higiene pessoal e limpeza. Após a perícia metrológica a fabricante pode levar o produto para descarte ou deixar o Ipem fazer doação para instituições beneficentes cadastradas no órgão.
O Ipem possui 50 intuições cadastradas e atende os locais de acordo com cada demanda. A instituição que ainda não faz parte do banco de dados pode solicitar pelo cadastramento no sistema do Ipem na própria sede.