Composta por 56 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) a equipe brasileira venceu, pela primeira vez, o WorldSkills 2015, considerada a maior competição de profissões técnicas do mundo, realizada em São Paulo, entre os dias 11 a 16 de agosto. Dois mato-grossenses faturaram o bronze: Wenderson Campos de Oliveira, 18 anos, natural de Cuiabá, e Vanessa de Lourdes da Silva, também 18 anos, natural de Alta Floresta. Ambos disputaram a categoria “construção de estruturas para concreto”.
Wenderson foi aluno dos cursos de Auxiliar Administrativo e Técnico em Paisagismo pelo SENAI de Cuiabá. Na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, ficou em segundo lugar na categoria “Jardinagem e Paisagismo”. Já na etapa nacional ficou com o bronze. Vanessa, apesar de natural de Alta Floresta, foi estudante do curso técnico em Edificações no SENAI da capital, entre 2013 e 2014. A jovem também ganhou o bronze na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, em “Jardinagem e Paisagismo”.
No total, a equipe brasileira faturou 11 medalhas de ouro, dez de prata e seis de bronze. A equipe ainda recebeu 18 certificados de excelência. O Brasil subiu ao pódio em 27 ocupações, com 31 medalhistas. Na delegação estavam jovens de 17 a 22 anos.
A WorldSkills é organizada desde a década de 50, porém, esta edição foi a primeira disputada em um país da América Latina. Cerca de 1,2 mil competidores, de 62 países, estiveram em São Paulo para o evento.