PUBLICIDADE

Governo de MT discute parceria com Bolívia para melhorias na região de fronteira

PUBLICIDADE

O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, se reuniu com representantes da Prefeitura de San Matias (Bolívia), pecuaristas e empresários mato-grossenses, para debater melhorias para a logística e infraestrutura na região de fronteira do estado. O objetivo do encontro foi retomar o diálogo, fortalecer os laços e firmar novas parcerias com o país vizinho.

A reunião foi realizada no gabinete do secretário, nesta sexta-feira (14.08), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O encontro é o primeiro resultado da Reunião Inter Câmaras Cáceres – San Matias, realizada no último dia 11 de agosto, na cidade de San Matias, Bolívia, que havia reunido autoridades, representantes do poder executivo, legislativo, entidades federais e estaduais de segurança que atuam na fronteira, além de e empresários que mantém atividades nos dois países.

Durante a reunião, o diretor general de coordenação institucional da Prefeitura de San Matias, Victor Hugo Nin Saavedra, relembrou o histórico de parcerias entre o Governo de Mato Grosso e a Bolívia. Como os bolivianos que são atendidos pelo sistema de saúde mato-grossense e da possibilidade de intercâmbios culturais, sociais e econômicos.

Segundo o diretor, aproximadamente 20 mil mato-grossenses estudam no país. Saavedra informou que o número poderá ficar ainda maior, uma vez que a cidade receberá a Universidade Aquino Bolivia (Udabol). Por conta disso, existe a necessidade de instalar mais agências do Banco do Brasil na região e consulados.

Saavedra lembrou ainda que pecuaristas e empresários mato-grossenses mantêm áreas na região de San Matias e Santa Cruz. A comissão também entendeu a necessidade de criação de um sindicato internacional para tratar de assuntos agropecuários.

Para o diretor, o transporte de cargas pode ser realizado via Oceano Pacífico, uma vez que um tratado com o Chile permite que a Bolívia construa portos no país vizinho. “A Bolívia precisa entrar no Pacífico e Mato Grosso também, essa é uma boa possibilidade para os dois”.

Conforme Saavedra, a região sofre devido a precariedade das estradas da região de fronteira, sobretudo, no lado boliviano. Ele convidou o governador Pedro Taques a visitar o país e se encontrar com o governador Ruben Costa.

Paulo Taques afirmou que vai levar todas as questões levantadas para o governador e o prefeito de Cáceres para discutir melhorias e soluções para o território. “O nosso governo pretende corrigir todos esses anos de falta de interlocução e comunicação com os nossos irmãos bolivianos. Precisamos fortalecer essa aproximação e criar um ambiente de negócios”, concluiu.

Participaram da reunião o diretor general de coordenação institucional da Prefeitura de San Matias, Victor Hugo Nin Saavedra; Ronald Galvez Yusth, gerente nacional de relações internacionais; Juliano da Costa Marques Miranda, representando os pecuaristas; e Rodrigo Menezez, gerente de engenharia da Empresa Mato-grossense de Participações e Projetos S.A (MTPAR).

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE