O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, se reuniu com representantes da Prefeitura de San Matias (Bolívia), pecuaristas e empresários mato-grossenses, para debater melhorias para a logística e infraestrutura na região de fronteira do estado. O objetivo do encontro foi retomar o diálogo, fortalecer os laços e firmar novas parcerias com o país vizinho.
A reunião foi realizada no gabinete do secretário, nesta sexta-feira (14.08), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O encontro é o primeiro resultado da Reunião Inter Câmaras Cáceres – San Matias, realizada no último dia 11 de agosto, na cidade de San Matias, Bolívia, que havia reunido autoridades, representantes do poder executivo, legislativo, entidades federais e estaduais de segurança que atuam na fronteira, além de e empresários que mantém atividades nos dois países.
Durante a reunião, o diretor general de coordenação institucional da Prefeitura de San Matias, Victor Hugo Nin Saavedra, relembrou o histórico de parcerias entre o Governo de Mato Grosso e a Bolívia. Como os bolivianos que são atendidos pelo sistema de saúde mato-grossense e da possibilidade de intercâmbios culturais, sociais e econômicos.
Segundo o diretor, aproximadamente 20 mil mato-grossenses estudam no país. Saavedra informou que o número poderá ficar ainda maior, uma vez que a cidade receberá a Universidade Aquino Bolivia (Udabol). Por conta disso, existe a necessidade de instalar mais agências do Banco do Brasil na região e consulados.
Saavedra lembrou ainda que pecuaristas e empresários mato-grossenses mantêm áreas na região de San Matias e Santa Cruz. A comissão também entendeu a necessidade de criação de um sindicato internacional para tratar de assuntos agropecuários.
Para o diretor, o transporte de cargas pode ser realizado via Oceano Pacífico, uma vez que um tratado com o Chile permite que a Bolívia construa portos no país vizinho. “A Bolívia precisa entrar no Pacífico e Mato Grosso também, essa é uma boa possibilidade para os dois”.
Conforme Saavedra, a região sofre devido a precariedade das estradas da região de fronteira, sobretudo, no lado boliviano. Ele convidou o governador Pedro Taques a visitar o país e se encontrar com o governador Ruben Costa.
Paulo Taques afirmou que vai levar todas as questões levantadas para o governador e o prefeito de Cáceres para discutir melhorias e soluções para o território. “O nosso governo pretende corrigir todos esses anos de falta de interlocução e comunicação com os nossos irmãos bolivianos. Precisamos fortalecer essa aproximação e criar um ambiente de negócios”, concluiu.
Participaram da reunião o diretor general de coordenação institucional da Prefeitura de San Matias, Victor Hugo Nin Saavedra; Ronald Galvez Yusth, gerente nacional de relações internacionais; Juliano da Costa Marques Miranda, representando os pecuaristas; e Rodrigo Menezez, gerente de engenharia da Empresa Mato-grossense de Participações e Projetos S.A (MTPAR).