Emoção e alegria definiram a entrega dos novos uniformes que serão usados pelos alunos que compõem o Projeto Jardim Especial, da escola especial Renascer, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. O projeto de jardinagem recebe o patrocínio da Fiagril, que foi representada pelo presidente executivo, Jaime Binsfeld, que fez questão de entregar o material pessoalmente a cada um dos alunos.
Na ocasião, Jaime lembrou do compromisso da empresa com o projeto, que recebe o patrocínio mensal há dois anos e meio. A quantia doada pela Fiagril ajuda nos custos de manutenção do projeto e também é revertido em uma espécie de “salário” para os participantes.
“Muito mais do que contribuir para este projeto, o que vemos hoje aqui é a alegria no rosto de cada um deles. Sabemos que esta iniciativa contribui diariamente de forma positiva para estes 18 alunos se sentirem cada vez mais integrados a sociedade, atuando com uma profissão e ainda recebendo por esta dedicação”, disse o presidente executivo da Fiagril.
O Jardim Especial existe desde 2001, quando a escola se organizou para que os alunos cuidassem do jardim da própria associação, como forma de atividade laboral. Em 2005, o projeto expandiu o serviço para as residências do município. Até que em 2013, duas praças de Lucas foram contempladas: a Praça dos Migrantes e a praça do bairro Menino Deus, que recebem limpeza, manutenção e conservação durante dois dias da semana.
“Além de contribuir com a cidade e ter contato com as pessoas que passam e admiram o trabalho, nossos alunos tiveram sua auto estima resgatada, pois hoje trabalham e se sentem úteis para a sociedade. Com o patrocínio da Fiagril, conseguimos repassar uma quantia mensal a cada um dos integrantes, o que auxilia também as famílias de nossos alunos”, disse a diretora da Escola Especial Renascer, Eli Capitânio Betella.
Ao todo, 18 alunos especiais são contemplados com o projeto. Em sua maioria, os integrantes possuem deficiência intelectual, porém alguns alunos também possuem deficiências físicas, como a auditiva ou a mudez.
Além deste projeto, a Fiagril também patrocina a tradicional festa junina da APAE, que tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção e continuidade dos trabalhos prestados pela associação a pessoas com deficiência intelectual.
“Somos parceiros da APAE há vários anos, pois sabemos da seriedade da instituição. Sempre contribuímos para realização da festa junina, que em especial este ano também contou com voluntários da Fiagril para ajudar no evento”, pontuou Jaime Binsfeld.
A Escola Especial Renascer atende a 160 alunos especiais, de 0 a 60 anos, do município de Lucas do Rio Verde. Além do projeto de jardinagem, a instituição também oferece outras iniciativas ligadas ao esporte, artes e marcenaria.
O local aceita todo o tipo de doação, e inclusive, oferece diversas opções de pagamento, caso a doação seja feita em dinheiro. Para se tornar um doador, entre em contato pelos telefones (65) 3549-1759 e (65) 8459-2190.
(foto: assessoria)