O Ministério Público Estadual (MPE) está apurando algumas irregularidades constatadas pela Controladoria Geral da União (CGU), referentes à execução do programa de transferência de renda Bolsa Família, em Matupá (220 quilômetros de Sinop). A promotora responsável pela instauração do inquérito civil, Daniele Crema da Rocha, solicitou à Secretaria Municipal de Assistência Social informações sobre supostos beneficiários do programa que figuram no Cadastro de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda como sócios ou responsáveis por empresas.
As supostas irregularidades teriam acontecido em 2012. O objetivo do MPE é apurar se houve falha também na fiscalização da aplicação dos recursos pela Prefeitura de Matupá. A promotora determinou ainda que o relatório feito pela CGU seja anexado ao inquérito. O prazo para conclusão das investigações não foi informado.
Conforme dados do Portal da Transparência do governo federal, cerca de 3,4 mil pessoas receberam o benefício este ano em Matupá. Os valores por beneficiário variam entre R$ 35 e R$ 706.
Outro lado
Só Notícias tentou contato com a prefeitura, no entanto, as ligações não foram atendidas.