PUBLICIDADE

Procon e Singtur discutem parceria para fiscalizar prestação de serviço em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Representantes do Procon Estadual se reuniram com o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso (Singtur-MT), Hilson Cácio de Araújo e discutiram a necessidade de consumidores serem acompanhados por guias de turismo devidamente credenciados pela Embratur, a fim de garantir uma prestação de serviço segura e com qualidade.

Conforme a superintendente do Procon, Gisela Simona Viana, embora a profissão seja regulamentada por lei, muitas vezes pessoas sem a qualificação necessária exercem a função de Guia de Turismo. Inicialmente, explica, a intenção é esclarecer as pessoas sobre a importância de exigir que o profissional seja credenciado pelo Ministério do Turismo. “Também vamos estudar a possibilidade de firmar parceria, em conjunto com outros órgãos legalmente capacitados, para fiscalizar a má prestação de serviços turísticos aos consumidores e a exigência da formação adequada para atuar como guia.”

O presidente do Singtur destacou que pessoas físicas e agências comercializam e executam excursões turísticas sem guia de turismo, enganando os consumidores e colaborando para a má prestação do serviço. Segundo Cácio, o turismo em Mato Grosso tem muita informalidade e por isso o consumidor precisa ficar atento ao contratar pacotes e serviços. “Alguns fornecedores, inclusive, usam termos como monitores, coordenadores, acompanhantes para enganar os turistas que pensam que estão contratando um guia de turismo. Para coibirmos essas práticas e qualificar o setor, o apoio dos órgãos públicos é essencial”, alertou o presidente, salientando que a contratação de pessoas sem qualificação também desmotiva o profissional e prejudica o turismo no estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE