PUBLICIDADE

Sinop: milhares se despedem do padre que fundou hospital e entidades

PUBLICIDADE

Mais de 5 mil pessoas passaram pela Catedral, ontem e hoje, para se despedir do padre Karl Manfred Thaller, que foi sepultado, há pouco. O bispo Dom Gentil de Lazari celebrou a missa de corpo presente, juntamente com dezenas de sacerdotes. Emocionado, ele destacou, na omilia, que padre Carlos, como era conhecido, cumpriu a missão designada por Deus, evangelizando e se dedicando a causas que ajudassem os menos favorecidos. O bispo disse que a vida do sacerdote foi "um grande testemunho de amor a Deus e ao próximo" e lembrou sua coragem em ouvir o chamado divino, deixar seu país, a Alemanha, e partir "para a missão", sem temor, chegando em Mato Grosso na década de 70.

Na celebração, o amigo João Carlos Girardi leu um resumo dos trabalhos desenvolvidos pelo líder religioso no Médio Norte e em Sinop e destacou seu leva: nunca vos canseis de fazer o bem.

Após a comunicação, o bispo e os sacerdotes fizeram oração, ao lado do caixão. O corpo foi levado, por padres, até o caminhão do Corpo de Bombeiros e deixou a Catedral com aplausos de amigos e féis. Seu corpo foi sepultado ao lado do túmulo do bispo Dom Henrique, que o ordenou sacerdote.

Padre Carlos trabalhou nas dioceseses de Diamantino, sendo ordenado em 1975, foi pároco em Denise e Arenápolis. Na região, também trabalhou em projetos para implantação de hospital. Na década de 80 veio para Sinop onde esteve à frente de ações para construir capelas, implantar a Adestec (associação beneficente) e com apoio de seus amigos benfeitores da Alemanhã, construir o Hospital Santo Antonio – Fundação de Saúde Comunitária e ajudou a criar outras entidades como a Cáritas Diocesana. Na diocese foi vigário geral, pároco na comunidade São Cristóvão e pároco na Catedral.

O sacerdote estava com 73 anos e, além das celebrações, participava ativamente da diretoria da Adestec e do hospital. Ele teria reuniões de trabalho nesta sexta. Mas, pela manhã, sentiu-se mal quando estava em casa. Teve aneurisma cerebral e não resistiu.

Fotos: velório de padre Carlos, sacerdotes levando caixão, padre com benfeitores alemães que ajudaram criar Hospital Santo Antonio

 

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE