PUBLICIDADE

Secretários formatam consórcio e elegem áreas prioritárias para MT e outros 5 estados

PUBLICIDADE

Após um dia de reunião, a equipe de planejamento, formada por secretários de estratégia e planejamento dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia e do Distrito Federal debateram a proposta de minuta para a formatação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Centro Oeste.

A equipe de planejamento prevê seis áreas de atuação para acelerar o desenvolvimento da região. O Consórcio Interestadual vai contemplar a agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação. O documento será analisado e referendado pelos governadores do bloco, hoje, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Além dos secretários participaram da reunião os procuradores gerais, representantes da Secretária de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e membros do Consórcio ABC Paulista, que foi utilizado como modelo para a parceria entre os estados.

No período da manhã, o grupo discutiu a proposta de minuta do protocolo de intenções e definiu questões relacionadas à natureza jurídica, finalidades da entidade, organização, formação e atuação do conselho de administração.

Brasília, no Distrito Federal, foi escolhida como sede do consórcio por sua posição geográfica e política. Os governadores vão escolher por meio voto o presidente do Consórcio.

Após o almoço, o Secretário Extraordinário de Gabinete de Assuntos Estratégicos, Gustavo de Oliveira, apresentou uma prévia da atuação da Agência de Desenvolvimento e possíveis projetos que poderão alavancar a economia do novo modelo de desenvolvimento que está sendo proposto.

Oliveira apresentou propostas de agências de capitalização, grupos de trabalho, modelos de integração regional, criação de programas para atração de investimentos entre outros exemplos. “O foco da agenda de hoje foi a modelagem do consórcio para atingirmos os objetivos que estão sendo propostos pelos entes federativos associados”.

Para o secretário de Estado de Planejamento de Goiás, Thiago Peixoto, a formação do bloco é um marco para toda a região. Segundo ele, o país vai passar a ter outro olhar para o Brasil Central. “Além de executar as políticas públicas o consórcio vai pensar as políticas públicas, em algumas áreas especiais, comuns a todos os estados. Por exemplo, todos os governadores entendem que nós temos que promover avanços muito fortes educacionais, então nós queremos pensar uma reforma educacional juntos”.

Segundo o secretário de Estado de Planejamento de Mato Grosso, Marco Aurélio Marrafon, todo o conjunto de políticas que esta sendo pensado neste estado de transformação visa, justamente, colocar Mato Grosso no centro das grandes discussões nacionais. “Estamos pensando em um instrumento inédito de desenvolvimento federativo que não está previsto em outros estados”.

Marrafon lembrou que tudo contempla um planejamento estratégico de alçar a região para o debate nacional. “Vamos estabelecer um novo patamar de relacionamento com a União, buscando maior integração do pacto federativo. Nesse contexto é importante dizer que o papel do governador Pedro Taques tem sido fundamental”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE