Após a publicação no Diário Oficial da União da exoneração do superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Mato Grosso, Salvador Soltério de Almeida, diversos movimentos de trabalhadores rurais decidiram suspender os bloqueios de rodovias. Desde a semana passada, manifestantes bloqueavam o tráfego de veículos na BR-070, em Barra do Garças, a BR-158, em Nova Xavantina e também a BR-364, em Pedra Preta. A BR-174, em Cáceres, também chegou a ser interditada.
De acordo com uma fonte do Movimento dos Trabalhadores Acampados e Assentados (MTA), um interino deve assumir o cargo no Incra durante 30 dias, até a chegada do superintendente definitivo (nome ainda não divulgado). “Vamos marcar uma reunião para a semana que vem. O objetivo é apresentar as pautas dos movimentos, entre elas, o andamento no processo de regularização dos assentamentos, que está parado há muito tempo. A gente quer que as famílias que estão na beira das BRs sejam assentadas”, explicou, ao Só Notícias.
Conforme Só Notícias já informou, manifestantes bloquearam o tráfego de veículos nas rodovias durante seis dias. Apenas carros oficiais como viaturas das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e ambulâncias passaram. A principal reivindicação era a saída de Salvador Soltério. Participaram dos protestos, além do MTA, o Movimento de Luta pela Terra (MLT), Movimento 13 de Outubro, Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Associação Terra Nossa.