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Concessionária já duplicou 55 quilômetros da BR-163 no Sul de Mato Grosso

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A Rota do Oeste concluiu a segunda etapa da obra de duplicação da BR-163 e completou 55 quilômetros de novas pistas no Sul do Estado. Ontem, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou as obras de duplicação referentes a 32,4 quilômetros de rodovia executada entre Rondonópolis e a divisa com Mato Grosso do Sul. Em visita in loco foram avaliados itens como qualidade do pavimento e condições de trafegabilidade. Na última semana já haviam sido liberados para o tráfego dois dispositivos de acesso, um ao aeroporto de Rondonópolis e outro à MT-471.

Com a finalização da nova pista, a empresa dá início imediatamente ao processo de recuperação e adequação da pista antiga para que as duas tenham a mesma qualidade, garantindo mais segurança e trafegabilidade aos usuários. Somado aos 22,5 quilômetros, entre Rondonópolis e o terminal de cargas da ALL, entregues ainda em abril deste ano, já são 54,9 quilômetros de obras executadas. O total supera o mínimo de 10% exigido pela Agência para que se inicie a arrecadação de pedágio.

A concessionária aguarda agora a determinação da ANTT autorizando oficialmente a cobrança, o que deve acontecer em breve. Até 2019, a empresa irá duplicar cerca de 450 quilômetros de rodovia sob sua responsabilidade, entre a divisa com o Mato Grosso do Sul e Rondonópolis; a Rodovia dos Imigrantes (BR-070) e do trevo do Posto Gil, em Diamantino, até Sinop, onde termina a concessão.

A conclusão da duplicação de 10% do trecho é a terceira e última obrigação contratual cumprida pela Concessionária para iniciar a cobrança de pedágio na BR-163. Antes disso, a concessionária já havia concluído duas outras metas contratuais: a recuperação emergencial de todo o pavimento existente na rodovia e a implantação do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU). O próximo passo, de acordo com o diretor geral da Concessionária, Paulo Meira Lins, é aguardar a autorização da ANTT para a abertura das praças. “A previsão é que isso aconteça em agosto. Temos seguido à risca todas as nossas obrigações para entregar um serviço de qualidade aos usuários da BR-163”.

Para garantir maior durabilidade do pavimento, a construtora, parceira na transformação da rodovia, utiliza Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) na pavimentação asfáltica, o mais recomendado para rodovias de tráfego pesado. O material é aplicado em duas camadas e terá 10 centímetros de espessura, com uma durabilidade de cerca de dez anos.

Além da duplicação, na semana passada foi liberado o tráfego de veículos em dois dispositivos de acesso nos quilômetros 102, que dá acesso à MT-471 e 107 da BR-163, na entrada para o Aeroporto de Rondonópolis. Apenas neste trecho são 17 dispositivos de acesso e obras de arte especiais em implantação.

Para Paulo Meira Lins, diretor-geral da Rota do Oeste, a conclusão dos 54 quilômetros de duplicação concretiza o compromisso da Concessionária com a transformação da rodovia. “É mais um passo cumprido. A previsão é que, até o primeiro trimestre de 2016 todos os 120 quilômetros até a divisa com o Mato Grosso do Sul estejam prontos. A partir disso, seguiremos para o trecho norte, mobilizando todas as equipes que atuarão na duplicação entre o Posto Gil, em Diamantino, até Sinop”.

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