Uma Sala de Monitoramento foi inaugurada na cadeia de Vila Bela da Santíssima Trindade. Nela, os agentes penitenciários vão poder monitorar todas as celas, espaço administrativo e áreas interna e externa da cadeia. Ao todo, são dez câmeras instaladas em pontos estratégicos da unidade.
Os equipamentos auxiliarão os agentes em seus trabalhos. Ao visualizar uma atitude suspeita, os servidores que estiverem monitorando os recuperandos podem acionar os agentes penitenciários em tempo real. “Os agentes que estiverem mais próximos do local terão a chance de atuar com mais segurança, pois o uso das câmeras possibilita que os agentes sejam informados, com antecedência, sobre as características da ocorrência”, destaca a diretora da unidade, Karleny Farias de Brito.
Ele conta que recebeu apoio do Poder Judiciário, por meio do Juiz da Comarca, Leonardo de Araújo Costa Tumiatie. A presidente do Conselho da Comunidade, Dra. Juliana Rafaela Soares Nava, também ajudou na aquisição dos aparelhos. “Essa parceria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) com o Judiciário e Conselho da Comunidade tem transformando a unidade prisional de Vila Bela. Aqui temos o propósito de realizar mudanças voltadas para o bem-estar dos recuperandos e dos servidores, melhorando cada vez mais as condições de convívio no espaço, além de implantar uma modernização tecnológica do trabalho dos agentes penitenciários que contribua para sua segurança”, informa a diretora.