PUBLICIDADE

Governo analisa convocar cadastro reserva do concurso na área da segurança

PUBLICIDADE

Uma comissão criada pelo governo do Estado vai avaliar a convocação do cadastro de reserva do concurso público para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Em 30 dias a comissão deve emitir um parecer final sobre a situação do cadastro de reserva e dos classificados que ultrapassaram o limite de idade determinado no edital.

Esta manhã, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, e o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo, se reuniram com representantes dos classificados para cadastro de reserva da PM, Corpo de Bombeiros e Politec. Participaram também os aprovados que ultrapassaram a idade limite de 25 anos para serem convocados – requisito para ingressar na PM e no Corpo de Bombeiros.

A reunião, realizada no salão Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, teve a participação de representantes das instituições que compõe a Segurança Pública e das secretarias de Gestão e Planejamento.

Na ocasião, membros do cadastro de reserva pediram que o Estado convoque 740 classificados para a PM e de 115 para o Corpo de Bombeiros. Já os representantes da Politec pedem a revisão do lotacionograma, que determina o número de vagas para cada região. Segundo a categoria, o último lotacionograma tem mais de 10 anos e não contempla a realidade do Estado.

Rodrigo Sodré, presidente da comissão dos classificados que ultrapassaram a idade para assumir cargos na PM e no Corpo de Bombeiros, afirmou que atualmente o grupo conta com 78 pessoas. Todos passaram nos testes de aptidão, porém não foram recomendados por terem mais de 25 anos. Segundo Sodré, a lei que estipulava esta idade já foi alterada para 35 anos, porém não é retroativa.

Após as ponderações, o secretário Fábio Galindo afirmou que o governo entende os anseios da categoria, bem como a necessidade de reforçar as áreas da segurança. Porém, o Estado não pode ir contra as leis de responsabilidade fiscal e da administração pública. Por conta disso o grupo vai avaliar todos os aspectos, incluindo o financeiro.

A comissão contará com representantes da PM, Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Procuradoria Geral do Estado (PGE) e das secretarias de Gestão, Planejamento, Segurança Pública, Fazenda e Casa Civil. A primeira reunião está marcada para a próxima segunda-feira (27.07), na Casa Civil, e o parecer final deverá ser divulgado no dia 21 de agosto.

Em junho, o governador Pedro Taques assinou a autorização para o chamamento de 600 classificados no concurso da PM, 450 da Polícia Civil, 200 do Corpo de Bombeiros e 14 técnicos para a Politec. Além disso, anunciou concurso para 100 papiloscopistas e 60 técnicos em necropsia para a Perícia Oficial e outro com 130 vagas para delegado de polícia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Dois motociclistas morrem após acidente no Nortão

Paulo Henrique Fonseca, de 34 anos, e Flávio Vieira...

IML divulga informações sobre vítimas que aguardam por identificação em Mato Grosso

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) procura por...
PUBLICIDADE