O curso de capacitação dos profissionais que vão atuar no atendimento socioeducativo no município inicia, nesta quarta-feira (22). Inaugurado em março, o centro vai disponibilizar 32 vagas para atender também os municípios de Nova Mutum e Sorriso.
O curso será realizado até o dia 1° de agosto, das 8h às 17h, no auditório da prefeitura, situado na avenida América do Sul, no Parque dos Buritis. As aulas serão ministradas por servidores das Secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), de Saúde (SES) e de Educação (Seduc). O curso terá ainda a participação do professor Ricardo Peres da Costa, consultor da Sejudh para formação em socioeducação.
Conforme estabelece resolução do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente, os novos servidores receberão treinamento de 44 horas de fundamentação teórica/conceitual para todos os cargos e 36 horas de treinamento para agente e técnico de enfermagem. As demais funções receberão treinamento de 24 horas.
Serão capacitados 38 servidores, sendo 30 agentes socioeducativos, três professores, um educador físico, uma psicóloga, uma assistente social, um assistente administrativo e uma técnica em enfermagem.
Segundo a superintendente do Socioeducativo, Ana Márcia Cunha, a política da instituição é estar sempre aprimorando o conhecimento, principalmente para quem ingressa no sistema. “Tanto o conteúdo programático quanto a carga horária das capacitações foram deliberados pelo colegiado do Núcleo Gestor Estadual da Escola Nacional de Socioeducação de Mato Grosso, responsável pela formação integrada e permanente dos agentes socioeducativos”.