As unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estão impedidas de realizarem os serviços nas áreas de veículos e habilitação, desde a última sexta-feira. De acordo com informações do sindicato dos servidores do órgão (Sinetran-MT), a situação atinge a 62 Ciretrans espalhadas pelo interior, oito agências VIPs e a sede em Cuiabá.
Ainda segundo o sindicato, o sistema detrannet foi adquirido em 2010 por R$ 2,5 milhões, durante a gestão do então presidente da autarquia, Teodoro Moreira Lopes. O sistema prometia facilitar o atendimento ao usuário, que poderia pagar débitos, atualizar dados cadastrais, emitir guias, requerimentos e ainda receber seu documento de CRV/CRLV ou CNH, em casa, pelos Correios, o que até hoje não se concretizou. O sistema foi desenvolvido por uma empresa que na época terceirizava o serviço de informática dentro do Cepromat.
“É um absurdo o desrespeito a que estão sendo submetidos os usuários, que desde sexta-feira aguardam por horas e acabam voltando para casa sem conseguir ser atendidos. Estamos em contato com a gestão desde o início do problema, cobrando uma solução imediata, porém até o momento nenhuma resposta. Ante a inércia da gestão os servidores enfrentam o constrangimento de ser obrigados a passar todo o expediente explicando para os usuários porque não podem atender e enfrentando as reclamações. Há anos denunciamos que o sistema adquirido em 2010 por um valor exorbitante não funciona a contento e não atende à demanda”, afirma a presidente do sindicato, Daiane Renner.
Em nota, a direção do Detran informa que o sistema está em manutenção e que não tem previsão para o retorno.