Servidores federais em greve farão “Ato em Defesa do Serviço Público”, amanhã, às 8h. A concentração será em frente a escola estadual Presidente Médici, na avenida Mato Grosso, na capital. De lá, os manifestantes seguirão para o Hospital São Benedito, onde haverá cerimônia de inauguração com a presença de representantes do governo federal como o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Os manifestantes são servidores de instituições em greve como Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), dos Correios, médicos organizados pelo Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindmed-MT) e estudantes da UFMT devem participar do ato.
Após a manifestação em Cuiabá, parte dos servidores seguirá em caravana para Brasília, para participar da Marcha dos Servidores Públicos Federais, prevista para o dia 22.
Também para amanhã, no período da tarde, está agendada reunião entre o Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para que governo apresente nova proposta de correção salarial.
A proposta anterior, de 21,3% parcelada em quatro anos foi recusada pelos servidores. Eles cobram um reajuste salarial de 27%.