A prefeitura, o governo do Estado e outras entidades integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI) estão debatendo propostas de trabalho em conjunto para melhorar a segurança pública na capital. Durante reunião que aconteceu, ontem, iniciativas que envolvam todo o poder público foram trazidas à mesa.
“Esta união de forças é de suma importância para aprimorar a qualidade de vida da população cuiabana. O prefeito Mauro Mendes quer dar suporte à segurança pública e o GGI está aqui para unificar as ações dos três poderes públicos, em prol da tranquilidade da nossa Capital”, afirma Zilmar Dias da Silva, secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal.
Ao longo do encontro foram apresentadas propostas como a da “Lei da Vida”, que visa regular o horário de funcionamento de bares, a fim de reduzir a violência comum em certos períodos da noite. Além disso, foi discutida também a instauração da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Nosso objetivo é ampliar o atendimento às pessoas com problemas dessa natureza. Elas carecem de um cuidado adequado e o Raps está aqui como determinação do Ministério da Saúde para melhorar a assistência a esse grupo. Explanar sobre as dificuldades da implementação dessa rede vai nos permitir envolver todo o GGI nesse processo, além de gerar engajamento para que possamos cumprir essa missão”, afirma Daniele Novaes, coordenadora de Saúde Mental do município.
A reunião também foi marcada pela análise do relatório parcial do primeiro mês do programa “Crack É Possível Vencer”, coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. “Começamos o trabalho há pouco tempo, mas queremos resultados mais eficazes. Debater as possibilidades de ação com as demais instituições permitirá isso”, conclui Zilmar.