PUBLICIDADE

Assembleia vai discutir 25 anos do Estatuto da Criança e Adolescente

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa discute políticas públicas para crianças e adolescentes, na segunda-feira (13), no dia em que se completa 25 anos da publicação do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). A audiência pública acontece no auditório Milton Figueiredo da Casa de Leis, às 15h.

De autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), a audiência pública também é realizada para discutir a violação dos direitos da criança e do adolescente, e também a efetividade dos programas governamentais que estão sendo desenvolvidos ou que não foram priorizados na alocação de recursos orçamentários.

“Precisamos debater constantemente e propor as políticas públicas para as crianças e adolescentes que são o nosso futuro. O ECA trouxe avanços e neste momento, em que completa 25 anos, pretendemos traçar juntamente com os demais poderes, conselhos tutelares, universidades e sociedade, discutir os próximos passos e o que cada um pode fazer para levar melhorias na condição de vida dessas pessoas”.

Maluf também afirma que é preciso discutir o que mudou desde a entrada em vigor do ECA, se as diretrizes estabelecidas estão sendo seguidas, se precisa ser aprimorado, e o que é preciso melhorar. “É inegável que tivemos avanços, tais como a redução do trabalho infantil, a redução da mortalidade infantil e aumento do acesso das crianças nas escolas. Porém, precisamos reavaliar se tais avanços estão dentro daquilo que é desejado, se ainda há margem para melhorias”.

O avanço no aumento da violência contra a criança, por exemplo, é algo que preocupa e que é preciso encontrar soluções, segundo o deputado. “Em muitos casos essa violência acontece dentro de casa. E, conseguimos buscar soluções efetivas ouvindo a sociedade”.

O Poder Executivo, Judiciário, representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública, universidades, conselhos de direitos, conselhos tutelares, e organização da sociedade civil também foram convidados para participar da audiência pública.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro cai em vala e condutor morre no Mato Grosso

Um homem identificado como Jaime Venturini, de 60 anos,...

Motociclista é socorrido pelos bombeiros após acidente em estrada vicinal de Sinop

Um motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, ontem...

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...
PUBLICIDADE