PUBLICIDADE

Programa estadual de erradicação da pobreza segue objetivos traçados pela ONU

PUBLICIDADE

A proposta central do programa Emprega Rede, de contribuir com a erradicação da extrema pobreza no Estado por meio da inclusão produtiva, coincide com a meta “número um” dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2016. De acordo com o professor e secretário executivo do Núcleo ODM de Mato Grosso, Abílio Fernandes Neto, este objetivo prevê “pesquisar e divulgar ofertas de trabalho, cursos de capacitação profissional e geração de renda e serviços à comunidade”.

O programa, lançado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), também atende a meta “número oito” dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é de promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

Estas ações serão colocadas em prática pelo Emprega Rede. “O trabalhador será atendido em rede e poderá chegar ao Sine por meio da rede socioassistencial, pelo Programa Ação Integrada, delegacias de polícia e entidades da sociedade organizada. Terá acesso a atendimento psicossocial, capacitação e será encaminhado ao mercado de trabalho”, explicou o secretário Valdiney de Arruda.

Dessa forma, segundo o gestor, o Governo do Estado vai contribuir para a emancipação das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade para que elas deixem a linha da pobreza e da extrema pobreza e possam viver bem. “O Emprega Rede é uma das inovações brasileiras em termos de políticas públicas com vista à integração das dimensões econômica, social e ambiental para desenvolvimento sustentável”, observa Abílio Neto.

Sobre os objetivos – Também conhecidos como “os 8 jeitos de mudar o mundo”, os ODM são um conjunto de metas pactuadas pelos governos dos 191 países-membros da ONU com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver. Já os ODS possuem 17 objetivos que devem nortear as políticas públicas e privadas do mundo a partir de 2015, conforme acordado na Rio+20. A Setas é representada na ODM/ODS por Heliana das Graças Correa da Costa Souza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Conselho Nacional do MP apoia procurador em Mato Grosso que defende gravar conversas entre presos e advogados

O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos...

Governo de Mato Grosso paga R$ 700 mil para professores temporários

O governo de Mato Grosso informou que pagará, na...

Apostador ganha prêmio ao acertar 6 números no Timemania em Mato Grosso

O apostador de Cuiabá acertou, ontem, seis das sete dezenas...
PUBLICIDADE