A maioria dos candidatos encaminhados à vagas de trabalho pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) não saiu empregados das entrevistas, feitas nas empresas, no primeiro semestre. O levantamento obtido por Só Notícias com base em números do órgão, aponta que, de janeiro até agora, foram encaminhadas 3.194 pessoas. Deste total, apenas 966, ou cerca de 30%, conseguiram emprego no comércio, indústria, prestadores de serviços.
Em janeiro, 453 foram encaminhadas para entrevistas de emprego. Destas, 84 começaram a trabalhar. Em fevereiro, foram 379 encaminhamentos e 32 conseguiram emprego. Em março, 224 funcionários, de um total de 683, conseguiram entrar nas empresas. No mês de abril, o Sine encaminhou 501 candidatos, dos quais 156 obtiveram vagas. Em maio, 212 pessoas foram empregadas, após 567 encaminhamentos. Por fim, o órgão conseguiu alocar 258 trabalhadores em 611 encaminhamentos.
De acordo com o servidor da unidade, Cristiano Ferreira, por diversas razões os candidatos acabam não conseguindo o emprego desejado. “Às vezes, os próprios empregadores pedem candidatos a mais para poder fazer uma seleção mais criteriosa. Acontece também da gente mandar candidatos e nenhum ser contratado por não preencherem os requisitos e exigências das empresas. Por fim, outras agências encaminham candidatos e pode ocorrer deles serem contratados e ninguém que a gente encaminhou conseguir a vaga”, afirmou, ao Só Notícias.
Segundo Cristiano, ainda no processo de encaminhamento, o candidato é orientado a como se portar durante a entrevista de emprego. “Temos dicas fixadas em murais aqui no Sine também, que muitas pessoas não levam a sério, mas acabam sendo importantes. Além disso, ainda falta mão de obra qualificada para determinados cargos”, avaliou.
Atualmente, mais de 27 mil trabalhadores estão cadastrados no banco de empregos do Sine. A oferta de empregos em Sinop pode ser considerada positiva no primeiro semestre, com base nos dados do Sine, indicando que o número de vagas cresceu 8,1% nos primeiros seis meses, quando comparado com o mesmo período do ano passado. O levantamento aponta que até junho de 2014, foram abertas 1.295 vagas. Este ano, já são 1.410 postos de trabalho.