Policiais de sete estados e também do Distrito Federal vão participar da sexta edição do Curso de Patrulhamento Rural (Cpar), promovido pelo Batalhão de Operações Especiais Policiais (Bope) da Polícia Militar de Mato Grosso. O curso também contará com a participação de policiais mato-grossenses.
A aula inaugural será realizada na segunda-feira (6), às 14h, no quartel do Comando Geral da PM, em Cuiabá. Serão 15 dias de aprendizado, com orientações teóricas e práticas, desenvolvidas na sede do Bope, na Capital, e também nas cidades de Cáceres, Tapurah e Chapada dos Guimarães.
Dentre as disciplinas que serão aplicadas estão Técnicas de Progressão, Armamento e Equipamentos Rurais, Evolução do ‘Novo Cangaço’ e Socorro e Emergência. Segundo o comandante do Bope, major José Nildo Silva de Oliveira, “essas técnicas de policiamento empregadas durante o curso foram desenvolvidas pelo Bope, a partir da necessidade de reforçar o enfrentamento aos crimes de assalto a banco, praticados especialmente no interior do Estado, com uso de reféns como escudo humano, que acabou sendo denominada de ‘novo cangaço’”.
Serão 17 policiais (militares e federais): dois de Mato Grosso, dois de Santa Catarina, dois Minas Gerais, dois do Amazonas, dois de Tocantins, dois de Mato Grosso do Sul, dois de São Paulo, um da Bahia e dois do Distrito Federal.
No mês passado, a PM realizou a 5ª edição Cpar, que contou com a participação de 20 policiais de Mato Grosso, Pará e Paraná.