Começou a funcionar, ontem, o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) no município. A unidade tem capacidade de atender 32 adolescentes em conflito com a lei. O centro é resultado da parceria firmada entre o governo do Estado e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, estando apto a receber adolescentes advindos dos municípios de Lucas, Sorriso e Nova Mutum. Neste primeiro momento, o atendimento será aberto a dez adolescentes, até que sejam finalizadas as adequações físicas no local, como a construção de pátios cobertos para realização de atividades e recebimento de visitas familiares, bem como a construção de um refeitório.
Inaugurado no mês de março, com a presença do governador Pedro Taques e do Secretário da pasta, Márcio Dorilêo, o Centro conta com duas salas para atendimento individual jurídico e psicossocial, sala para equipe técnica multiprofissional, alojamento para os agentes socioeducativos plantonistas, duas salas de aula, sala para os professores, laboratório de informática, sala para a equipe de saúde, sala da equipe administrativa e gerência.
Na ocasião, Dorilêo destacou que se trata de um marco para a sociedade, uma vez que os adolescentes estarão próximos de seus familiares. “É a meta do nosso governo ressocializar por meio da educação e do trabalho”.
Servidores do Sistema Socioeducativo estão na nova Unidade para dar início aos atendimentos, até que seja finalizado o processo seletivo simplificado, cuja contratação acontecerá no início de agosto. A equipe é formada por agentes, psicóloga, educador físico, assistentes administrativos, profissional da área de enfermagem, assistente social e professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A superintendente do sistema socioeducativo, Anna Marcia Cunha, afirmou que estrutura física adequada contribui no atendimento ao adolescente e possibilita o efetivo atendimento socioeducativo. “O grande objetivo do Socioeducativo é oportunizar uma nova experiência de vida, de maneira a levá-los a refletir que existe um caminho diferente a ser seguido, e esse é o nosso maior desafio e meta no Centro de Atendimento de Lucas”,
Para a gerente de atendimento, Jacqueline Leal, esse é um novo passo na “socioeducação” do estado de Mato Grosso. “A unidade ofertará cursos profissionalizantes, recreação com apoio de toda a rede de atendimento, inclusive da prefeitura de Lucas, que tem uma visão diferenciada e procura a ressocialização dos adolescentes do seu município”.