Os novos radares fixos instalados no perímetro urbano da BR-163 ainda não estão em funcionamento e também não há uma previsão de quando vão começar a operar. A informação foi repassada, ao Só Notícias, pela assessoria da Rota do Oeste.
Os equipamentos já estão instalados, mas ainda precisam passar por aferição e, em seguida, regulamentados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Somente a partir deste procedimento é que eles registrarão as infrações e as multas serão emitidas.
Os novos equipamentos foram instalados nas proximidades do ponto de apoio da Rota do Oeste, após o viaduto Ênio Pipino sentido Cuiabá, e também na região do bairro Belo Ramo (saída para Sorriso). São dois pares em cada um destes pontos, ou seja, um em cada lado da via.
Conforme Só Notícias já informou, em 2012, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) instalou dez radares no trecho do município. Eles estão no Alto da Glória, em frente a uma escola; nas proximidades do trevo para Santa Carmem; em frente a um posto de combustíveis no entroncamento com a avenida das Palmeiras; na avenida dos Jequitibás; e Camping Clube. A velocidade nestes equipamentos varia de 60km/h a 50km/h.
O objetivo é controlar a velocidade em lugares considerados perigosos e de alto fluxo de veículos e caminhões. A multa para o excesso de velocidade varia de R$ 85 a R$ 191 e a pontuação na carteira do infrator pode ser de 4 a 7.