A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) elabora a criação de uma Agenda do Trabalho Decente sob a orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O assunto foi tema de discussão, ontem, com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Álvaro Gomes, que esteve em Cuiabá para o lançamento do Programa Emprega Rede.
A Bahia foi um dos únicos do Brasil a aderir à proposta da OIT de construção de uma Agenda Global de Trabalho Decente. Mato Grosso chegou a participar da Oficina de Boas Práticas, em Salvador, representado pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT), mas só agora, o Estado começa efetivamente a adotar medidas para oficializá-la.
“Queremos realizar, enquanto governo do Estado, essa oficina de Boas Práticas em Cuiabá e também um seminário internacional para discutir a Agenda do Trabalho Decente em parceria com a OIT e apoio do Governo da Bahia, que é precursor no país”, anunciou secretário Valdiney de Arruda.
Como contraponto à crise global do emprego e à precarização do trabalho, como resposta à crescente falta de oportunidades de emprego de qualidade para homens e mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) defende a promoção do Trabalho Decente como elemento central a ser incorporado às estratégias de desenvolvimento nacionais.
“A valorização do trabalho como via principal de superação da pobreza e de inclusão social é fundamental para o alcance de uma globalização mais justa e para o fortalecimento da democracia”, ponderou Antônio Mello Rosa, representante da OIT no Brasil.
Em Mato Grosso, o Governo do Estado lançou esta semana o Programa Emprega Rede, pioneiro no país e que vem de encontro à proposta da OIT de inclusão produtiva e do trabalho decente.
“Saímos na frente ao criamos uma política de governo específica para atender o trabalhador em rede e agora queremos dar mais um passo que é incluir o estado na Agenda do Trabalho Decente”, afirmou o secretário Valdiney de Arruda, que viaja na próxima semana para o Haiti a convite da OIT para apresentar lá o Emprega Rede e conhecer um piloto do projeto Me Encontrei, que também foi pioneiro em Mato Grosso.