PUBLICIDADE

Secretaria adota medidas para oficializar Agenda do Trabalho Decente no Estado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) elabora a criação de uma Agenda do Trabalho Decente sob a orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O assunto foi tema de discussão, ontem, com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Álvaro Gomes, que esteve em Cuiabá para o lançamento do Programa Emprega Rede.

A Bahia foi um dos únicos do Brasil a aderir à proposta da OIT de construção de uma Agenda Global de Trabalho Decente. Mato Grosso chegou a participar da Oficina de Boas Práticas, em Salvador, representado pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT), mas só agora, o Estado começa efetivamente a adotar medidas para oficializá-la.

“Queremos realizar, enquanto governo do Estado, essa oficina de Boas Práticas em Cuiabá e também um seminário internacional para discutir a Agenda do Trabalho Decente em parceria com a OIT e apoio do Governo da Bahia, que é precursor no país”, anunciou secretário Valdiney de Arruda.

Como contraponto à crise global do emprego e à precarização do trabalho, como resposta à crescente falta de oportunidades de emprego de qualidade para homens e mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) defende a promoção do Trabalho Decente como elemento central a ser incorporado às estratégias de desenvolvimento nacionais.

“A valorização do trabalho como via principal de superação da pobreza e de inclusão social é fundamental para o alcance de uma globalização mais justa e para o fortalecimento da democracia”, ponderou Antônio Mello Rosa, representante da OIT no Brasil.

Em Mato Grosso, o Governo do Estado lançou esta semana o Programa Emprega Rede, pioneiro no país e que vem de encontro à proposta da OIT de inclusão produtiva e do trabalho decente.

“Saímos na frente ao criamos uma política de governo específica para atender o trabalhador em rede e agora queremos dar mais um passo que é incluir o estado na Agenda do Trabalho Decente”, afirmou o secretário Valdiney de Arruda, que viaja na próxima semana para o Haiti a convite da OIT para apresentar lá o Emprega Rede e conhecer um piloto do projeto Me Encontrei, que também foi pioneiro em Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Natal da Esperança em Lucas começa na próxima semana

A prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio...

Prefeitura de Lucas anuncia fim de fila para vagas em creches

A prefeitura de Lucas do Rio Verde informou hoje...
PUBLICIDADE