Terceiro município mato-grossense no ranking de desmatamento ilegal com 4,9 mil hectares derrubados no ano passado, Feliz Natal (130 quilômetros de Sinop) terá uma audiência pública, hoje, às 14h, organizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A proposta é discutir junto com a população, o poder público e o setor produtivo da região ações para minimizar os índices de desmatamento e também formas de prevenção às queimadas.
Dados do satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o município é o segundo no ranking em focos de calor este ano, com 208 focos registrados de 1º de janeiro até o dia 29 de junho. No ano passado, entre janeiro e dezembro, somou 834 focos de calor, ficando em 5º na lista dos que mais ‘queimaram’. Além de Feliz Natal, outros dois municípios receberão audiências públicas: São Felix do Araguaia (7 de julho) e Juara (14 de julho).
Para a secretária Ana Luiza Peterlini, que conduzirá os trabalhos em Feliz Natal, é importante o governo do Estado mostrar aos municípios que ‘está presente’ e que enxerga o que está acontecendo no interior. Além dela, outra autoridades confirmaram presença no evento, como o juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente, Rodrigo Roberto Curvo, o procurador de Justiça Luiz Alberto Scaloppe, representando o Ministério Público do Estado (MPE), o prefeito de Feliz Natal José Antônio Dubiella, entre outras autoridades locais.
Entre os palestrantes estão o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, que é o secretário-executivo do Comitê do Fogo, Hector Péricles de Castro, e falará sobre os danos que o uso do fogo provoca ao meio ambiente e à saúde humana; o superintendente de Geoinformação e Monitoramento Ambiental da Sema, Gabriel Vitorelli, que mostrará os dados sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) na região e como a inscrição pode ser feita; e um representante da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) mostrará as alternativas de prevenção ao fogo para a agricultura familiar.