O governo do Estado vai oficializar por meio de decreto, nos próximos dias, a atualização na tabela das diárias pagas a servidores que precisam viajar a serviço do Executivo. O valor passará a ser de R$ 180 para viagens dentro do Estado. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Gestão, Júlio Modesto, aos membros do Fórum Sindical.
Levando em conta que o último reajuste das diárias havia sido apenas em agosto de 2009, o governo do Estado já havia estabelecido, no dia 3 deste mês, o valor de R$ 160. No entanto, após ouvir os sindicalistas, percebeu-se que este valor ainda não seria o suficiente para os gastos.
Após várias reuniões e mantendo sempre o diálogo aberto defendido pelo governador Pedro Taques, um novo estudo foi feito e o reajuste já estará válido para a primeira quinzena de julho. “Viemos mostrar mais uma vez que o posicionamento do Estado é buscar as melhores alternativas para o servidor público. Fizemos um novo estudo por secretaria para entender os impactos em cada pasta. Os maiores impactados foram informados pessoalmente e aprovaram este planejamento”.
Segundo o secretário, o resultado alcançado é fruto do processo de diálogo franco entre a secretaria de Gestão, o Fórum e todas as entidades sindicais. "O mais importante é que tenhamos um espaço franco de diálogo e debate, sem pressão. O Estado enfrenta este ano desafios nunca vividos e somente com a cooperação dos servidores e da sociedade, conseguiremos transformar essa realidade. Estamos buscando isonomia onde for possível e sempre dentro dos limites legais”.
Para o secretário executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo, a segurança é a que mais ganha com a valorização do servidor. “Esta parceria vai potencializar ainda mais as operações policiais no interior do Estado e atinge uma das filosofias essenciais desta nova gestão em Mato Grosso, que é a polícia na rua, dando segurança ao cidadão”.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, chefe de uma das pastas que mais utilizam as diárias, falou sobre a parceria que firmou com seus servidores, no sentido de levar a demanda diretamente ao governador. “Nós temos servidores capazes, competentes e estamos empenhados em transformar a realidade da secretaria”.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorileo, também frisou a valorização do servidor. “Nossa secretaria conhece de perto a grande demanda que temos no interior e o servidor é nossa ferramenta principal. É o protagonista nesse trabalho tão importante. O aumento das diárias é fundamental para mostrar que essa valorização está sendo efetivada”.
Além dos reajustes, um grupo de trabalho foi montado para realizar um estudo e apresentar proposta sobre outras peculiaridades da Gestão de Diárias. O grupo, criado pela portaria nº 040/2015, terá seis meses para realizar os estudos.
De acordo com o presidente do Fórum Sindical, Gilmar Brunetto, a parceria com o Governo do Estado será mantida. “O Fórum é parceiro e sempre tivemos portas abertas no Governo do Estado. Temos mais de três anos ainda pela frente e o ideal agora é acompanhar e ajudar no planejamento das ações do Estado”.