Com o objetivo de discutir as medidas necessárias para a repressão dos assaltos a caminhoneiros em Mato Grosso, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas (Sindmat) realizou, ontem, em Cuiabá, o segundo Seminário de Combate ao Roubo de Cargas. A Rota do Oeste apresentou os investimentos que serão realizados como a implantação de tecnologias para o monitoramento do tráfego no trecho da BR-163 sob concessão. As câmeras do sistema ajudarão diariamente na ação policial.
A realização do seminário, de acordo com o presidente do Sindmat, Eleus Amorim, atende a uma necessidade urgente de mais segurança aos transportadores em todo o país. Levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC&Logística) divulgado em maio deste ano aponta que em 2014 houve aumento de 16% nos roubos de cargas no país, somando 17.500 casos.
Em Mato Grosso as ocorrências também são maiores a cada ano. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP-MT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apenas este ano já foram registrados 57 casos. Em 2014 foram 111 ocorrências contra apenas 61 no ano anterior. “O tema requer amplo debate pois hoje percebemos que essas ocorrências não são mais fatos isolados”.
O diretor de Operações da Rota do Oeste, Fábio Abritta, apresentou alguns investimentos em tecnologia que serão realizados na BR-163 e darão apoio às autoridades policiais no atendimento às ocorrências. “Em 2016 vamos instalar 500 câmeras de monitoramento, que ficarão posicionadas a cada 2 km de distância, permitindo o acompanhamento de todo o trecho concedido”. A complexidade do sistema, que terá infraestrutura totalmente abastecida por fibra ótica, será suficiente para praticamente eliminar os pontos cegos na rodovia ao longo dos 850 km entre Itiquira e Sinop. “Em caso de perseguição, identificamos o veículo e podemos acompanha-lo pelo monitor”.
Para completar o sistema de combate ao crime, o Centro de Controle Operacional (CCO) localizado na sede da Concessionária, em Cuiabá, contará com um espaço para uma equipe da PRF, que durante 24h por dia poderá direcionar seus recursos a partir dos acontecimentos monitorados por meio das câmeras. Pontos de pesagem também serão implantadas ao longo da rodovia e poderão colaborar com a polícia.
Segundo o presidente da NTC&Logística, o combate ao roubo de cargas deve ser ininterrupto. “Percebemos hoje que não se tratam apenas de alguns grupos, mas uma engrenagem estruturada para orquestrar os saques. O foco de repressão deve ser integral, principalmente com os receptadores”.