A Empresa de Planejamento e Logística, ligada ao Ministério dos Transportes, divulgou aviso informando que recebeu do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a licença prévia com prazo de quatro anos para ações na BR-163 em Mato Grosso do Sul. Entre os trechos, são previstas duplicação e melhorias no quilômetro 847, até a divisa com Mato Grosso. Somada a extensão a outra até a divisa com Mato Grosso do Sul, cerca de 806,3 quilômetros vão ser beneficiados com exceção do trecho de Campo Grande. Um cronograma ainda deve ser divulgado bem como investimentos.
No último relatório de ações referente a maio enviado a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessionária que administra a rodovia informou no mês houve “as precipitações climáticas superaram as médias históricas (últimos 10 anos), o que afetou a produtividade das equipes de trabalho. Houve atividades em todos os 10 segmentos de duplicação e nas 9 praças de pedágio. Para o mês de junho espera-se diminuição das chuvas, para melhor resultado das produções”.
Em um breve resumo, destaco que as obras de ampliação de capacidade e melhorias foram iniciadas em julho de 2014 com o ataque a 6 trechos prioritários, somando 67,7 quilômetros de obras. Ao final de novembro e início de dezembro, foram iniciadas as atividades a mais 2 trechos, chegando-se a 78,9 quilômetros de duplicação. Em fevereiro deste ano iniciou-se o ataque ao nono trecho e em março ao décimo, perfazendo um total de 93 km de duplicação, que deverão ser executados até outubro.
A concessionária deve duplicar mais de 800 quilômetros da BR-163 em 5 anos. Previamente ao início da cobrança de pedágio, está previsto no contrato de concessão a duplicação de 10%. A rodovia cruza todo o Mato Grosso do Sul, desde a divisa com o Paraná, ao Sul, na cidade de Mundo Novo, até a divisa com Mato Grosso, ao Norte, na cidade de Sonora. Ela passa por 19 municípios, entre eles a capital, Campo Grande, e serve a mais de 1,3 milhão de habitantes. É fundamental na logística de transporte da agroindústria, do comércio e do turismo.