PUBLICIDADE

Governo do Estado promete construir congódromo em Vila Bela

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques irá participar, no dia 20 do próximo mês, da Festa do Congo, conhecida como a mais tradicional comemoração da comunidade negra de Mato Grosso, realizada todos os anos em Vila Bela da Santíssima Trindade. Na ocasião, Taques irá anunciar os detalhes para a construção do ‘Congódromo’, compromisso já assumido com a população da cidade. O tema foi tratado pelo governador em reunião com o prefeito de Vila Bela, Anderson Glaucio Andrade, e o deputado estadual Leonardo Albuquerque, realizada hoje, no Palácio Paiaguás.

O “Congódromo”, reivindicação antiga da comunidade local, será um espaço permanente para a realização da tradicional dança do Congo, que é originalmente africana, e faz parte das comemorações de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito. Segundo o prefeito da cidade, Anderson Andrade, a reunião com o governador foi produtiva e destacou o compromisso da atual gestão com a primeira capital de Mato Grosso. “Estamos muito satisfeitos com a atenção que o governador tem dado à nossa cidade. Convidamos toda população para conhecer nossa festa no dia 20 de julho”.

O deputado Estadual, Leonardo Albuquerque, afirmou que o compromisso do governador em olhar com atenção às demandas de Vila Bela, é muito importante para a população da região. Durante a reunião com o governador o deputado também trouxe demandas para a educação e infra estrutura. “Fomos muito bem atendidos pelo governador que valoriza esta região. O apoio com a construção do congódromo é de fundamental importância para preservar a cultura e as tradições de Mato Grosso”.

A Festa do Congo, mais tradicional comemoração da comunidade negra de Mato Grosso, acontece todos os anos com a presença de centenas de visitantes de todas as partes do estado. Durante as comemorações é realizada a dança do Congo, em que é disputado o Reinado, representado pelo rei do Congo, pelo secretário de guerra e pelo príncipe, Kangingim. Já a comunidade se faz presente pelo embaixador do rei de Bamba, país também africano, e por seus soldados rebeldes.

A briga começa quando a filha do rei do Congo é pedida em casamento, através de uma carta, entregue pelo embaixador do rei de Bamba ao rei do Congo. O pedido de casamento acaba sendo encarado pelo rei como uma provação. Ele manda prender o embaixador, e em seguida ordena ao secretário que declare guerra ao rei de Bamba. Destes cargos importantes na disputa só fazem parte moradores tradicionais da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Previsão do tempo para cidades de Mato Grosso indica dias de chuva até domingo

As principais cidades de Mato Grosso devem registrar um...

Prefeitura contrata Murilo Huff para show em Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum acertou a contratação do...

Juiz determina júri popular para irmãos acusados de homicídio no Nortão

O juiz Tibério de Lucena Batista, da Comarca de...

MP prevê recuperar 685 hectares após mutirão de conciliação ambiental em Mato Grosso

O Ministério Público informou que o mutirão de conciliação...
PUBLICIDADE