O professor Raimundo França, do Programa de pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção (PPGasp) da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), lança, em Tangará da Serra, no dia 4 de julho, o livro “Política e sociedade no Mato Grosso: A democracia sob ‘controle’”, pela Editora CRV. Resultado dos trabalhos do projeto de pesquisa ‘Estudos do processo político mato-grossense’ da Unemat e da tese de doutorado de Raimundo França, o livro analisa a competição eleitoral nas eleições majoritárias e proporcionais de 1994 a 2010 no Mato Grosso, tendo por base o comportamento eleitoral das representações partidárias e os arranjos políticos no âmbito das disputas pelos poderes Executivo e Legislativo estaduais, procurando identificar como o elemento regional-econômico se constitui em traço fundamental para composição dos arranjos intra-elite na dinâmica política do Estado.
“Política e sociedade no Mato Grosso está submetido a uma análise mais profunda, vinculada à história recente da política do Mato Grosso, a qual, a rigor, não difere de outros estados brasileiros no que se refere às disputas entre elites pelo poder, tão viva e tão atual desde os tempos em que as caravelas portuguesas aqui aportaram e fincaram a cruz nesse solo varonil”, explica o autor.
“Ao longo das últimas décadas, as disputas eleitorais têm contrariado o ‘princípio da incerteza’ dos resultados eleitorais, como já advertira Adam Przerwoski, brilhante cientista político polonês, sobre os resultados eleitorais, pois é, cada vez mais, notória a confirmação da importância do fator econômico na determinação dos pleitos eleitorais”, afirma Raimundo.
“Não obstante, reduzir a competição à variável econômica não parece ser o melhor dos cenários para uma boa análise dos particularismos da política eleitoral brasileira, sobretudo pelas dinâmicas de suas regionalidades, que constroem verdadeiras engenharias políticas que, inclusive, extrapolam as próprias regras do jogo eleitoral”, conclui o professor.
Diante disso, o livro procura analisar a imensidão dos arranjos políticos na esfera regional e os seus desdobramentos na análise da competição eleitoral brasileira, assim como traz interessantes fatos do processo sociopolítico do Estado do Mato Grosso contemporâneo.
Raimundo França é formado em Ciência Política pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e doutor em Ciências Sociais na área de Concentração Política pela Universidade Federal do Rio Grande no Norte (UFRN).
É autor de outras obras, como Acre: Entre novo e novo velho; Migração e trabalho; e Política de identidade no Médio Norte mato-grossense. É coautor em diversas outras obras.
Dedica-se aos estudos do processo político brasileiro num enredo que versa sobre democracia, comportamento político e políticas públicas. É líder do grupo de pesquisa ‘Cultura, Política e Sociedade’ na Unemat, além de ser membro de outros grupos de pesquisa em âmbito nacional.