O Centro Socioeducativo de Rondonópolis firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para ofertar o curso de “ajudante de obras”. As aulas práticas conferiram aos alunos a oportunidade de reformar uma dos espaços da unidade que é usada como sala de aula.
As aulas, que somaram 160 horas, foram destinadas a 19 adolescentes da unidade. No entanto, somente 13 concluíram a capacitação, recebendo certificado. O curso foi realizado no interior da Unidade Socioeducativa, no período de 18 de março a 14 de maio.
A direção da unidade avalia que com estes cursos os jovens passam a ocupar seu tempo com atividades de qualificação profissional e estes cursos profissionalizantes contribuem para a proposta de reinserção social, garantindo futuramente uma chance de retorno ao mercado de trabalho.
“O governo busca proporcionar efetivas condições de subsistência através do trabalho, indicando a possibilidade de uma sintonia do interno com o movimento da realidade em que está inserido”, destaca o diretor, Uendel Rodrigo Figueredo da Silva.
“Nosso objetivo principal é capacitar os socioeducandos e, numa segunda etapa, trabalhar a inserção deles no mercado de trabalho, pois a orientação que seguimos é a de garantir oportunidades aos adolescentes, para que eles tenham condições de melhorar suas vidas”, informa o secretário Adjunto de Justiça, Luiz Fabrício Vieira Neto.
O último curso direcionado aos adolescentes foi o de Auxiliar Administrativo, onde 15 adolescentes foram inscritos. A capacitação durou cerca de dois meses.