O Conselho Municipal de Saúde promove, na quinta-feira (18), a V Conferência Municipal de Saúde. O encontro será realizado na câmara de vereadores, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Realizada em todo o Brasil a cada quatro anos, a conferência tem como objetivo promover novos debates entre poder público, entidades e sociedade e levantar soluções para os problemas da saúde pública.
De acordo com a enfermeira Márcia Trentin, membro do Conselho Municipal de Saúde, este ano, a conferência tem como tema “Saúde Pública de qualidade, para cuidar bem das pessoas, direito do povo brasileiro”.
As palestras e discussões serão realizadas dentro dos quatro eixos temáticos, gestão estratégica e participativa; infraestrutura; modelos de gestão dos Sistema Único de Saúde (SUS) e modelos de atenção.
O secretário municipal de Saúde, Ramiro Azambuja, ressalta que a conferência é a oportunidade de a população participar das discussões e poder contribuir com a melhoria na qualidade dos serviços prestados.
Serão discutidos os problemas e levantadas propostas para melhorar a saúde, da atenção básica a média e alta complexidade. As melhores ideias serão encaminhadas para a conferência estadual, marcada para o mês de setembro.
O secretário informa que por conta da realização da conferência, as unidades de saúde da família, Vigilância, Secretaria Municipal de Saúde e Central de Regulação não estarão funcionando na quinta-feira.
Todos os atendimentos de urgência e emergência devem ser realizados no Posto Central que estará com a equipe reforçada para atender a população. O Laboratório, o Centro de Imagens e a Farmácia Central (7h às 17h), também estarão atendendo. “Pela importância da conferência, a gente se prepara o ano inteiro para fechar neste dia e dar a oportunidade para os profissionais participarem dos debates”.