A Polícia Civil está apurando se um menino de 7 anos morreu por envenenamento. Ele era morador do distrito 47, comunidade rural de Porto dos Gaúchos (248 quilômetros de Sinop), e faleceu, ontem, após ficar internado em um hospital de Tangará da Serra. A hipótese, segundo o delegado Albertino Felix de Brito Júnior, é de que o garoto tenha sido intoxicado após comer uma couve, que tinha presença de algum produto utilizado para controlar pragas na lavoura. “Ainda não está confirmado, mas, a princípio, seria isso”, afirmou, ao Só Notícias.
De acordo com o delegado, outros familiares do menino também passaram mal após a ingestão do alimento, o que reforça a teoria de envenenamento. “Os avós se intoxicaram com este produto e precisaram de atendimento médico. No caso do garotinho, ele foi internado no hospital de Porto dos Gaúchos, mas precisou ser levado para Tangará, devido a piora no quadro. Vamos pedir os laudos dos dois hospitais para saber o que aconteceu. Os prontuários serão anexados ao processo”.
O inquérito civil apurando a morte da criança deve ser concluído em, no máximo, 30 dias. Porém, Albertino pretende acionar a Defesa Sanitária para evitar que outras pessoas sejam intoxicadas. “A gente tem que fazer um estudo para saber qual produto foi usado. Também estamos tentando descobrir se a verdura era apenas para consumo próprio ou foi vendida em alguma feira, por exemplo”.
A polícia também quer saber se houve negligência por parte dos pais, uma vez que a horta era familiar. “Eles podem responder por homicídio culposo. Isso ainda será verificado, pois a gente não ouviu ninguém da família ainda. Aguardamos passar essa fase de luto para começar a intimar os familiares”, disse Albertino.
O garoto foi sepultado ainda ontem, em Porto dos Gaúchos.