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Sinop: gerente de concessionária vai à câmara explicar aumento nas contas de energia

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O gerente do Departamento de Serviços Comerciais da concessionária que detém os serviços de energia elétrica em Mato Grosso, Oscar Cesar Fernandes Neto, vai à câmara, hoje, explicar os grandes aumentos nas faturas no município. Em alguns casos, os reajustes ultrapassaram o percentual divulgado pelo governo, que havia sido, em abril, de 26,8%.

A fala do funcionário da concessionária na tribuna acontece logo após abertura da 19ª sessão ordinária, prevista para começar às 17h. O convite foi feito por meio de requerimento protocolado pelo vereador Fernando Assunção (PSDB) e aprovado no início deste mês.

Conforme Só Notícias já informou, alguns proprietários de residências afirmam que, apesar do consumo na prática ter se mantido estável, a quantidade apontada nas faturas é outra. Os critérios utilizados para definir o valor de cada conta também causam confusão entre os munícipes. Ainda houve relato de um consumidor que recebeu a conta, com vencimento para o dia 12 de maio e, aproximadamente 10 dias depois, foi surpreendido com o envio de mais uma fatura, desta vez com a data limite de pagamento para o dia 29.

Em pouco mais de quatro meses, o custo da energia elétrica acumula inflação de 60,42% no período de 12 meses, segundo dados de março do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, a inflação oficial, medida pelo IPCA, ficou em 8,13%.

Em maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica manteve a cor vermelha para a bandeira tarifária, o que significa que os custos da geração continuam os mais altos e isso representa um acréscimo de R$ 5,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos para quase todos os consumidores brasileiros. Mato Grosso ainda teve um reajuste anual de 2,2%, aplicado a partir de abril.

A assessoria da concessionária, por outro lado, aponta que devido a uma alteração nos procedimentos de leitura dos medidores de energia em Sinop, foi necessário um ajuste nas datas de leitura em parte das unidades consumidoras do município. Conforme a empresa, essa alteração fez com que parte dos consumidores recebesse, além da fatura regular, outra fatura com o consumo parcial do mês. A Energisa ainda afirmou que não houve cobrança adicional.

No mês passado, a categoria “energia elétrica” liderou o “ranking” de reclamações no Procon Estadual, com 581 atendimentos.

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