PUBLICIDADE

Cuiabá: crianças participam do ‘Dia de Combate ao Trabalho Infantil’

PUBLICIDADE

Alunos de escolas da rede municipal e crianças atendidas pelos programas sociais oferecidos pelas unidades de assistência social participaram, hoje, de uma manhã de lazer na Arena Pantanal, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A ação é parte da campanha “Sim à Educação de qualidade e Não ao Trabalho Infantil”, promovida pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Mato Grosso (Fepeti-MT), em parceria com várias instituições do Estado e de Cuiabá.

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado como um protesto contra a injustiça em que se encontram meninos e meninas, trabalhando por longas jornadas em condições perigosas e frequentemente expondo suas vidas a riscos.

Pelo menos 1,2 mil alunos, com idade entre 8 e 12 anos, participaram do evento, que ofereceu várias atividades recreativas, culturais, artísticas e esportivas. As atividades incluíram torneios e campeonatos de futebol de campo, skate, natação, demonstração de paraquedismo, equoterapia, música, dança, apresentação teatral, cinema e o projeto agente Mirins do Trânsito realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Para o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, o município de Cuiabá tem feito seu papel para contribuir com a erradicação do trabalho infantil. “Nós estamos nos esforçando muito para fortalecer as ações dessa natureza e manter as crianças longe de qualquer forma de exploração”.

Gilberto Figueiredo destacou ainda que uma dessas ações é manter todas as crianças em idade escolar dentro da sala de aula. Além disso, vários programas sociais são realizados na rede municipal, entre eles o Mais Educação, que amplia a jornada escolar do aluno, oferecendo várias atividades no contraturno.

Já na área da Assistência Social e Desenvolvimento Humano, são realizados os programas Siminina, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil  (Peti) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) que integram os serviços de Fortalecimento de Vínculos.

Somente no ano passado, 1,4 mil crianças foram atendidas por estes programas, de acordo com o secretário-adjunto de Assistência Social, César Vidotto. “Este é um trabalho que faz a diferença e é muito importante na construção de um futuro promissor para este país por meio da educação e não pelo trabalho infantil”.

Além das crianças atendidas pela prefeitura, participaram do evento crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), da Sociedade Pestalozzi e da Flauta Mágica, que realizaram apresentações musicais.

Os alunos que integram o coral “Sonhos”, da escola municipal Elza Luiza Esteves, também apresentaram várias canções seguidos pelo grupo contação de história com Alice Oliveira, a apresentação teatral com a dupla Nico e Lau e o show Mel de Melão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE