PUBLICIDADE

Exposição reúne telas e postais contando a história de Cuiabá

PUBLICIDADE

A exposição “Cuiabá 296 Anos e Postal da Cidade de Cuiabá” está aberta no Museu Histórico de Mato Grosso. São 21 telas e 60 postais que contam a história da capital mato-grossense. As pinturas são inspiradas no acervo de cartões postais que retratam monumentos, prédios, pontos turísticos, ruas e o Rio Cuiabá nos últimos 100 anos.

De acordo com a curadora da mostra, Terezinha Luzia Barros, a exposição busca valorizar o patrimônio cultural da cidade por meio do resgate da história de Cuiabá contada a partir dos postais. “Os artistas inspiraram-se nos postais para pintar as telas, e estudaram para expressar Cuiabá dentro de uma perspectiva histórica. Além do público geral que irá se encantar com a arte, a mostra também é didática para estudantes”.

A exposição é promovida pelo Museu das Bonecas e Brinquedos, e integra abre a programação do 1º Circuito de Exposição de Arte de Cuiabá, que terá ainda outras três eventos até o final do ano. “O circuito tem como objetivo divulgar a arte cuiabana, apresentar novos artistas e também fortalecer a discussão da arte no contexto da política pública de cultura”.

Durante a mostra, estarão expostas 21 pinturas em óleo sobre tela que retratam, entre outros temas, a Rua 13 de junho, Arsenal de Guerra, Córrego da Prainha, Prefeitura Municipal, Hotel Centro América, Praça Alencastro, Avenida Getúlio Vargas, Ponte Júlio Muller e a primeira Catedral durante diferentes períodos históricos da capital mato-grossense.

A mostra segue até 30 de junho, e pode ser visitada gratuitamente das 14h às 21h, de terça a sexta. E no sábado, das 8h às 17h. O Museu Histórico de Mato Grosso fica localizado na Praça da República.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE