A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) coordena o desenvolvimento de pesquisas descritivas realizadas pelo Poder Executivo Estadual. Atualmente, seis pesquisas estão em andamento em diversas áreas. O trabalho de assessoramento, coordenação e execução de pesquisas é realizado pela Coordenadoria de Pesquisa, Estudos e Indicadores, ligada à Superintendência de Produção e Gestão da Informação e inclui a elaboração do projeto, definição do público-alvo, aplicação dos questionários, consolidação dos dados, análise das informações geradas e produção de relatório de resultados.
Entre as consultas em andamento estão a de levantamento do perfil e satisfação dos passageiros e demanda do Aeroporto Marechal Rondon, levantamento do perfil e satisfação dos participantes do XXXV Congresso Brasileiro de Guias de Turismo 2015, levantamento das Necessidades de Capacitação da Seplan e de avaliação do clima organizacional da Seplan e pesquisa de satisfação dos serviços da Casa Civil.
Além disso, a Coordenadoria de Pesquisa, Estudos e Indicadores firmou parceria junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) para levantamento do Diagnóstico do Turismo e para avaliação de satisfação e demanda dos eventos turísticos no Estado.
O sistema empregado para a execução das pesquisas é o GPES (Sistema de Gestão de Pesquisa), que utiliza um software gratuito chamado LimeSurvey para aplicação de questionários on-line.
Reconhecido internacionalmente, o software já foi adotado em diversos órgãos federais e estaduais brasileiros e vem sendo utilizado, por exemplo, no combate a crimes virtuais na Coreia do Sul e pela Verified Voting Foundation, nos Estados Unidos, como parte do sistema de reportação de incidentes eleitorais da organização.
Este ano o sistema foi empregado para levantamento do Diagnóstico das Informações Gerenciais no Governo do Estado de Mato Grosso e também é utilizado para realização de avaliação on-line do Portal da Transparência do Estado e de todos os eventos realizados pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Seplan.
Gestor do GPES no Estado, Geonir Paulo Schnorr explica que, além de coordenar o desenvolvimento das pesquisas nas secretarias, a Seplan também promove a qualificação dos atores envolvidos no processo.
“Nós repassamos o conhecimento aos responsáveis de cada órgão envolvido e, a partir daí, eles vão, ao longo do tempo, se tornando aptos para executar e acompanhar suas próprias pesquisas”.
Adriano Serafini Garcez, gestor da tecnologia do sistema, destaca a importância das pesquisas para avaliação, acompanhamento e melhoria das práticas de gestão.
“O sistema transforma dados em informações que auxiliam no processo decisório, especialmente para o planejamento e controle do Estado”.