A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) realiza uma grande mobilização, na sexta-feira (12), em torno do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A ação, que tem a parceria do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (Fepeti-MT), deve reunir cerca de 2 mil crianças e adolescentes na Arena Pantanal.
Será uma manhã de atividades recreativas, destinadas ao público infanto-juvenil, como forma de marcar a luta pela prevenção e erradicação do trabalho infantil em Mato Grosso. Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercida por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida, conforme a legislação de cada país.
Valdiney de Arruda, titular da Setas e secretário executivo do Fepeti-MT, explica que a intensão é de conscientizar e orientar a opinião pública com relação ao papel de cada cidadão no combate ao trabalho infantil. “A sociedade deve ser conscientizadas de que o trabalho infantil obriga a criança a assumir as responsabilidades, obrigações e esforço físico de um adulto, o que prejudica sua saúde, sua moral e seu desenvolvimento pleno”.
A comemoração existe desde 2002, a partir de uma iniciativa da OIT (Organização Internacional do Trabalho) em chamar a atenção de sociedades e governos à importância da implementação das Convenções nº 138, que estabelece idade mínima para admissão do emprego, e nº 182, que trata das piores formas de trabalho infantil.
A data é lembrada como um protesto contra a injustiça em que se encontram meninos e meninas, trabalhando por longas jornadas, em condições perigosas e frequentemente expondo suas vidas a riscos.
Dezenas de parceiros estão contribuindo com o evento a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Corpo de Bombeiro Militar, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Núcleo de Ações Voluntárias (NAV), UFMT, Univag, Unic, Senac, Sintep, Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad), Aprosoja, Cena 11, Puríssima, Sesc, Secretaria de Estado de Cidades, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Escola Tiradentes, Sesi, OAB, Fiemt e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá.