O Comitê do Fogo realizou, esta manhã, reunião com 65 bombeiros militares para promover o nivelamento de informações junto às equipes que atuarão no combate a incêndios florestais no período de estiagem. A proibição às queimadas começa no dia 15 de julho e segue até 15 de setembro. Essa iniciativa também teve como objetivo fazer a seleção dos responsáveis pelas brigadas mistas que estão sendo montadas por enquanto em 17 municípios do interior do Estado.
Os candidatos seguem em capacitação até o dia 28 deste mês e depois serão designados para atuação nas brigadas. Conforme o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Barroso, este processo recapacita os bombeiros para atuar nas operações. “Esse nivelamento vai orientar a equipe para o papel que cada um deve exercer durante as operações, e ressaltar para a atuação de forma segura. Temos que entender os riscos e ficar atentos às vidas que estarão envolvidas no processo”.
Além disso, o coronel alerta para o trabalho das equipes em queimadas urbanas. Ele explica que o período proibitivo é um momento crítico para toda a sociedade, visto que as grandes áreas verdes e a ausência de chuvas propiciam a propagação do fogo. “São as pequenas ações nossas do cotidiano que vão contribuir para diminuição das queimadas, portanto, o cidadão precisa estar consciente que não pode queimar lixo, nem folhas secas. Nas cidades, esse tipo de ação é crime o ano inteiro, independente do período crítico”.